quarta-feira, 26 de março de 2008

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Diante de tantas evidências, já constatadas, da crescente escassez de água potável no planeta, parece que a humanidade ainda não percebeu a total gravidade do desperdício de água. Embora a mídia global faça um trabalho de conscientização imensa o que nós vemos é o total descaso, por parte da maioria das pessoas, em relação sua utilização de forma racional.

Já se fala em previsões de guerra em várias partes do mundo devido a escassez da água e consequentemente, essas guerras irão atingir todo o mundo, resultado da insanidade do homem de destruir, poluir e não preservar o líquido mais sagrado do mundo.

Aqui em Juazeiro não é diferente. Nosso grande rio, O São Francisco, sofre constantemente agressões por parte de Empresas e da comunidade que não percebem sua vital importância para nossa sobrevivência e para as gerações futuras. Degradam suas margens, assolam o seu leito, sem perceber a loucura que estão fazendo. Esgotos são despejados em suas águas, lixos, todo tipo de sujeira sem nenhum pudor.

Brevemente teremos que fazer racionamento de água, pois seu desperdício constante vai nos obrigar a tomarmos essa atitude. Já existe racionamento em muitas cidades do nosso país. É preciso que toda comunidade, escolas, órgãos, imprensa falada, escrita, televisada, todo cidadão de bem se engaje nessa corrente de conscientização. Só assim poderemos reverter essa situação que parece irreversível.

Fiscalização e punição por parte do poder público para quem agredir os rios e, acima de tudo, um trabalho de conscientização com nossos jovens são atitudes para que esse líquido vital não venha faltar.

Nenhum comentário: