Junte todas as mentiras, dissimulações, enganos e falsidades. Triture tudo isso no liquidificar do tempo até formar uma pasta gosmenta e nojenta. Depois recolha essa mistura e sai por aí pintando todos os paredões da cidade. Deixa essa mistura pegar vento, chuva, sereno e bastante sol até secar, mas não se engane, mesmo assim ela não perderá suas propriedades e continuará sendo a velha hipocrisia humana.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
OS TABLETES DO MEC
Qual será a ajuda real dos tabletes para a educação? Sou a favor do uso das tecnologias como ferramenta de ajuda para melhorar a educação, mas me parece meio fora de foco.
As escolas Estaduais da Bahia tem uma internet Wi-Fi inoperante pois, o professor não consegue acessá-la nas suas unidades escolares, os laboratórios de informática sucateados e muitos em espaços inadequados. Escolas sem infraestrutura adequada para que se possa praticar a arte de ensinar.
Professores contratados a mais de três meses sem receber salários, sem falar que esses colegas contratados não recebem seus vencimentos como um professor concursado, ou seja, seus proventos são baixíssimos.
Pedagogicamente falando, como serão utilizados esses tabletes na escola? Como ele vai ajudar o professor pedagogicamente na questão do ensino aprendizagem? São várias indagações que permeiam a nossa mente.
Já assistimos a esse filme antes. Quem não se lembra das TVs pendrive que foram instaladas nas salas de aula de toda Bahia sem a preparação prévia dos professores para usá-las? Colocam a carruagem na frente dos cavalos, anunciando um desastre premeditado.
A inserção das tecnologias e das mídias na educação é fundamental, mas deve ser feita de forma coordenada, pedagógica, pensada e repensada, com infraestrutura adequada. Colocar um tablete, um notebook nas mãos do professor não é sinônimo de qualidade na educação.
Não precisamos de brindes, precisamos de uma carga horária semanal reduzida, salários dignos, escolas equipadas adequadamente, enfim, respeito por parte dos governantes, pois deveriam cuidar zelosamente do maior bem da humanidade que é a Educação.
Profº Edi Santana Barbosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário