
Aproxima-se um novo pleito e com ele inúmeras indagações sobre os possíveis pré-candidatos ao executivo de Juazeiro-BA, essas indagações são pertinentes e necessárias, afinal de contas, vamos escolher o novo gestor Municipal, coisa séria, vamos escolher o homem que governará por quatro anos os destinos da nossa querida e tão castigada cidade chamada Juazeiro da Bahia.
Aos jovens que ainda não participaram das eleições e que terão a oportunidade pela primeira vez em 2012, e provavelmente não vivenciaram de perto algumas gestões que passaram por nossa cidade cabe a vocês pesquisarem, se informarem com os mais velhos como foi essas gestões passadas, como administraram os recursos públicos, quais foram os projetos implantados na nossa cidade durante sua gestão, como funcionou os serviços públicos municipal nesse período, qual obra estrutural, de relevância para comunidade Juazeirense foi implantada durante essa gestão.
Quanto aos novos pretendentes ao executivo, precisamos analisar suas propostas de governo, sua capacidade de atrair investimentos para a cidade gerando assim, postos de trabalho para o cidadão juazeirense, suas possíveis soluções para tantos problemas que se arrasta a décadas , em fim, queremos do novo gestor uma desenvoltura política nova, que abandone a velha forma de se fazer política em nossa cidade, que tanto tem nos atrasados.
São indagações necessária, importantes, que pode mudar o destino de uma cidade. Um povo esclarecido, informado, consciente dos seus direitos e deveres é um povo forte, que não se deixa enganar por promessas mirabolantes, pois sabe que seu voto é a maior arma contra os enganadores de plantão.
Dentro desse contexto a Educação vem como uma luva, pois, só através dela conseguiremos vislumbrar dias melhores, educação numa visão ampla, como agente propulsor e transformadora de uma sociedade.
Através da educação e de Políticas públicas podemos solucionar problemas crônicos da nossa cidade como: saneamento básico, ele é fundamental, pois reduz drasticamente doenças oportunistas causadas por questões de infra estrutura, nosso fornecimento de água que vem se arrastando a décadas sem solução, o problema do transito que tanto irrita a população, O paisagismo da nossa cidade, que está relegado a décadas, atração de investimentos para criação de postos de trabalho para o cidadão juazeirense, enfim, políticas públicas que venham colocar nossa cidade de uma vez por todas no caminho do progresso.
Precisamos pensar grande, só assim agiremos grande, não podemos perder o bonde da história, nossa localização geográfica nos coloca como uma cidade abençoada por Deus,privilegiada dentre tantas do nosso País. As margens direita do velho Chico, água, vida, progresso. Viver pobre, no anonimato Juazeiro, é pensar pequeno e quem pensa pequeno, age pequeno.
Precisamos refletir bastante sobre o futuro da nossa cidade, o passado serve como um retrovisor, para nos orientar a não cometermos os mesmos erros,mas não teremos um futuro promissor se não tomarmos decissões certas no presente e o presente é 2012.
Edi Santana Barbosa- Professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Juazeiro-BA, Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Pós-graduado em Mídias na Educação.
3 comentários:
É a pura realidade professor ESB. è preciso que nossa comunidade perceba que já demos oportunidades de + para alguns gestores Municipal. Agora é a vez de sangue novo.
Seria maravilhoso se o povo agisse de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade. É sobre esse pressuposto que se constrói a democracia. Mas uma das características do povo é a facilidade com que ele é enganado. O povo é movido pelo poder das imagens e não pelo poder da razão. Quem decide as eleições e a democracia são os produtores de imagens. Os votos, nas eleições, dizem quem é o artista que produz as imagens mais sedutoras.
Professor Edi Santana acredito em você,jogue duro,Vamos Acelerar juazeiro juntos.
Postar um comentário