quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E VALORIZAÇÃO





Estamos mais uma vez começando um ano letivo e com ele aflorar novamente questões que são relevantes na Educação como estratégia, projeto político pedagógico, formação continuada, respeito ao profissional em educação, valorização.
Vamos partir do pressuposto que a educação começou na Grécia, tendo Sócrates um grande destaque e depois outros pensadores que contribuíram para que a Educação disseminasse para outras classes além da classe dominante. Embora estejamos no século XXI ainda tem milhões de pessoas sem acesso a informação, ao conhecimento e portanto não tem acesso a Educação formal, sem falar a questão do acesso as tecnologias que vem mudando a maneira de se ensinar e de estudar. Como lidar com uma gama de informações que nós educadores e alunos constantemente estamos expostos no nosso dia-a-dia através da internet? Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de Educar. Mesmo os profissionais de Ensino que não conhecem as obras de alguns pensadores trabalham sob a influência deles, na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do Sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente.
Antes mesmo de existirem escolas formais, a educação já era assunto de pensadores. Essa ocupação de ordem intelectual que o professor exerce no seu dia-a-dia em sala de aula não é fácil. Não quero dizer aqui que outras ocupações que não exige um grau de intelectualidade igual a do educador seja menos importante ou menos merecedora de reconhecimento, respeito e valorização.
Lidar com a arte de mediar, ajudar, coordenar o processo de Ensino Aprendizagem é tarefa minuciosa, árdua e trabalhosa para todos que trabalham com a arte do saber. É comum encontrar colegas nossos de profissão sofrendo de estresse, cansaço mental, problemas nas cordas vocais , pois dia-a-dia, anos e anos lidando com um grande contingente de alunos em sala de aula, mediando o conhecimento e também conflitos coloca o Profissional em Educação constantemente em situações estressantes.
Sócrates dizia que “O verdadeiro mestre não é um provedor de conhecimento, mas alguém que desperta os espíritos” . Despertar esses espíritos para conhecer a si mesmo, sua capacidade de construir o conhecimento, juntos com os colegas e mediados pelo mestre é o papel do Profissional em Educação e isso é um trabalho árduo, mas prazeroso, por isso que o respeito e valorização de quem trabalha com o saber é questionada constantemente. Lidar com o conhecimento é pra poucos, nem todos tem essa afinidade e essa condição de estar exposto a esse grau de complexidade diária que vivenciam os professores.
Quero desejar a todos educadores tanto da Rede Pública, quanto privada um ano de muita Prosperidade, sucesso, alegria na sua jornada diária e acima de tudo, muito respeito e valorização, por parte dos nossos governantes, para com quem trabalha com o maior de todos os tesouros do mundo que é o saber.


Profº Edi Santana Barbosa

Professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Juazeiro-BA, Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Pós-graduado em Mídias na Educação, Pós- graduando em Gestão Pública Municipal, Poeta.

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