domingo, 8 de agosto de 2010

MEIO AMBIENTE





A mídia televisada, escrita, falada, em geral, atualmente fala muito sobre temas com: Desenvolvimento Sustentável, lixo, reciclagem, desmatamento, poluição e Meio Ambiente. Mas, afinal o que é ambiente?
É tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução.
Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água, etc), os elementos vivos ( as plantas, os animais, os homens), os elementos culturais ( os hábitos, os costumes, o saber, a historia de cada grupo, de cada comunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade. Ou seja, como as atividades humanas interferem com estes elementos. Compõem também o meio ambiente as interações destes elementos entre si e entre eles e as atividades humanas.
O ambiente é dinâmico, possui movimento, ritmos, história. Mesmo quando não percebemos, os elementos estão agindo uns sobres os outros. Na natureza existe uma troca permanente de matéria e energia.
A vida depende do ambiente, o equilíbrio do ambiente é muito delicado, por causa de sua complexidade e de sua dinâmica. Tudo está interligado. Tudo está em constante movimento. As mudanças que afetam um elemento podem afetar a todo o ambiente. Esse equilíbrio dinâmico e delicado sustenta a vida em nosso planeta.
O termo sustentabilidade é largamente utilizado pelos empresários e políticos sejam eles Municipais, Estaduais, ou federais, porém, fora do seu significado original, pois não incluem a lógica dos processos naturais, apenas as de "sustentabilidade" dos seus negócios e do mercado financeiro global. “Portanto, boa parte da propaganda de “responsabilidade ambiental” é enganosa sim. Em nome do progresso desenfreado se polui rios, desmatam florestas, poluem o ar, matam animais, expulsam comunidades inteiras de suas terras para construções de barragens e etc.
Não precisamos ir longe para percebermos tudo isso, basta olharmos o caso do nosso Velho Chico que tem sofrido agressões ambientais durante tanto tempo.
Muitas vezes o homem imagina está acima da natureza. Na verdade, os seres humanos não representam uma força superior à natureza. Devemos entender a presença humana no ambiente como uma das forças da natureza. Isto porque o homem dispõe de criatividade e da capacidade de aprender constantemente. Podemos prever a formação de uma tempestade, de um furação e até a erupção de um vulcão. Mas nem a mais sofisticada tecnologia consegue impedir que esses fenômenos da natureza se manifestem, mostrando o poder de que ela dispõe.
Como o ambiente é algo complexo e todos os elementos que compõem estão em permanente interação, às ações da sociedade sobre o ambiente podem causar mudanças sérias, comprometendo sua qualidade. Muitas ações humanas podem provocar impactos ambientais de difícil e demorada recuperação.
Por isso todos nós cidadãos temos uma responsabilidade imensa diante de tudo isso. Principalmente nós professores que estamos constantemente em sala de aula com nossos Jovens. Devemos discutir com eles sobre a real necessidade de cuidado com a natureza, afinal é uma questão de sobrevivência.

Professor Edi Santana

4 comentários:

Avelar disse...

...É como atravessar um túnel.ao redor,você enxerga cenas de sua vida sob ângulos inéditos.então percebe como acontecimentos do passado influenciam seu presente,e como o agora pode moldar o amamhã."Contemporâneo Edi Santana,sinto-me feliz em perceber o seu altruísmo,e de compreender a importância do seu trabalho como educador dessa cidade maravilhosa.parabéns Edi,pela a pessoa que você é(...)São Paulo,

Anônimo disse...

Muito bem pro,

Unknown disse...

Olá prof. td bem?
Sou Luzia, professoar de Artes em CG MS e selecionei o seu poema AMORMETRIA para que meus alunos apresentem na NOITE DA POESIA agora em 18/09.Gostaria que respondesse às perguintas que meus alunos irão lhe postar sobre sua vida e sua obra.Pode ser?

Professor Edi Santana disse...

OLá Luzia, como não tenho seu email urilizei este espaço para nos comunicarmos.
Pode sim.
Me envie seu e-mail.
Abraço.