terça-feira, 30 de março de 2010

A SAÚDE EM JUAZEIRO DA BAHIA ESTÁ NA UTI





O que presenciamos no nosso Município é algo preocupante para não dizer alarmante. Quase toda assistência hospitalar que atendia o SUS foi desativada em Juazeiro: a SEMEC, A Santa Casa de Misericórdia, restando apenas a Promatre e o Hospital Regional para atender não só os moradores de Juazeiro como todos os pacientes do interior e ainda de algumas cidades vizinhas.
Os pacientes que precisam de atendimento nos postos dos bairros esperam por muito tempo para serem atendidos e quando são, levam-se mais dias para se fazer os exames prescritos pelo médico. É um absurdo total!
A verdade é que quem precisa da assistência médica pública em nossa cidade está sofrendo bastante com o descaso que se percebe em relação à Saúde em nosso Município e não vemos nenhuma perspectiva de melhora, o que é mais preocupante.
A verba destinada à saúde é carimbada, é verba federal.
Diante de tamanha catástrofe vivenciada pela comunidade, um morador da Rua 18 C, no Bairro santo Antônio bem na esquina , o senhor Nivaldo da Silva Santos, de uma forma bem sarcástica e alegre, mas altamente crítica, confeccionou um boneco de pano: o famoso Judas do sábado de aleluia caracterizado como médico atendendo na extinta SEMEC, mostrando assim a indignação da população diante de tamanho descaso.
Indagado sobre o porquê da manifestação, o mesmo falou que “juazeiro vive um processo de sucateamento da saúde pública e o melhor é não inventar de ficar doente, pois você não sabe se será atendido no SUS. Precisamos que a comunidade acorde e cobre dos nossos governantes mais respeito com a população e saúde pública de qualidade.”
Sábado de aleluia, dia 03 de abril de 2010 o boneco, “o Judas “que representa a saúde pública da nossa cidade, será enforcado na rua 18 C, afinal está na UTI a muito tempo, mas quem morre é a comunidade carente que não tem plano de saúde, nem dinheiro para pagar uma consulta.

Um comentário:

Unknown disse...

Venho aqui através de minhas palavras apoiar essa atitude linda realizada pelo pessoal da rua 18 c.Quero dizer também q esse judas é realmente o retrato da saúde de nosso municipio que se encontra a verdadeira baderna e desordenada,posso dizer que é a saúde do 100; 100 secretario,100 medicos,1oo postos de saúde e principalmente 100 prefeito...