
Acreditamos que muitos são os desafios para podermos reverter a atual situação do Ensino no nosso município, tanto para a atual gestão Municipal como para nós educadores, mas acreditamos que juntos e com muito trabalho,brevemente colheremos bons frutos.
Estamos aproveitando esse momento para fazermos algumas colocações, em especial sobre as eleições dos gestores Municipais, luta constante da categoria, pois acreditamos que esse é um ponto essencial dentro de uma proposta de Educação democrática.
Acreditamos que um gestor eleito pela comunidade, professores, funcionários e alunos tem autonomia, não que essa gestão não esteja subordinada à secretária Municipal, mas uma gestão eleita pelo voto direto está respaldada perante essa comunidade. Não estou aqui dizendo que uma gestão eleita pelo voto direto seja realmente democrática, pois a democracia deve ser vivenciada, constantemente vigiada, pois o poder é perigoso e é necessária vigilância constante.
Muitos são os efeitos de uma eleição direta para gestores, muitos focos de incêndio aparecerão, é natural, pois estamos discutindo no campo das ideologias,das propostas que cada um concorrente deve defender, mas o tempo se encarrega de apagá-los e com o tempo seremos mais fortes, vivenciamos isso dentro da Rede Estadual.
Não podemos é regredir dentro da nossa luta e essa sempre foi uma reivindicação da categoria.
Estamos esperando algum parecer da atual gestão sobre essa questão já que foi um dos pontos fundamentais no pronunciamento de posse do nosso secretário de Educação, se o projeto já foi encaminhado a câmara municipal, se já foi colocado em pauta e porque não foi ainda, já que o governo tem maioria na câmara, mas a cobrança maior é ao nosso sindicato APLB sindical. O que o sindicato tem feito para que essas eleições aconteçam?
Queremos melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB) em nosso Município, nos capacitamos para melhorar nossa prática pedagógica em sala de aula,nos aprofundamos nos cursos de especialização, nos esforçamos para dá o melhor de nós, mas devemos também tomarmos consciência da complexidade do processo educacional e que este não pode ser visto fora do contexto social, político, cultural e econômico.
Caros colegas educadores, não podemos ficar a margem das decisões que acontecem na nossa área de atuação, devemos sim buscar uma melhoria constante dentro da nossa prática pedagógica em sala de aula, devemos nos capacitarmos para estamos preparados para os desafios que nos cerca que não são poucos, mas precisamos nos politizarmos dentro da questão educacional para que possamos cobrar nossos direitos bem fundamentados, pois afinal de contas não só temos deveres a cumprir.
Um comentário:
´´Nunca está sozinho o que está acompanhado de pensamentos nobres.´´ser si mesmo e não ter medo de estar certo ou errado é mais admirável do que a fácil covardia de render-se à conformidade;´´Jiddu krishnamurti´´parabéns Edi santana pela strongpeople q vc é..............................................................................................................Avelar,RJ
Postar um comentário