Tivermos a oportunidade nessa quarta-feira passada, dia 17 de dezembro de 2008, de elegermos nossos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino através do voto direto. Quero ressaltar que esse momento é muito importante, pois se concretiza uma das inúmeras reivindicações da classe. Isso é o resultado de um processo contínuo de luta dos profissionais em Educação que sempre lutaram por uma gestão democrática, escolhida pelo voto direto. Vivemos um momento histórico em Juazeiro e no Estado da Bahia, pois, pela primeira vez elegemos nossos gestores. Pais, responsável, alunos, funcionários, professores todos fomos às urnas e fizemos nossa escolha de acordo com as nossas convicções e proposta de cada candidato.
Eleger nossos gestores escolares é um ato democrático, mas não garante o exercício pleno da democracia, não garante que o gestor eleito vai exercer um mandato democrático. Uma escola democrática é aquela em que todos participam, onde se discute seus problemas e juntos procuramos soluções, onde se respeita as pessoas com suas individualidades, onde a comunidade se faz presente e participa das decisões da escola, onde as prestações de contas são feitas e divulgadas para toda comunidade escolar. Por isso é muito importante participarmos e acompanharmos a gestão escolar.
Demos um passo importante para a autonomia da escola escolhendo nossos gestores, pois, a escola muitas vezes foi usada como um local de troca de favores por parte dos nossos representantes políticos. Agora sim! Temos gestores escolhidos de forma direta pela comunidade e não mais indicados por ninguém, isso é super importante para escola, para sua autonomia. Os gestores que foram eleitos estão legitimados para exercer sua função sem medo de represálias por parte de quem quer que seja, pois ao mesmo lhe foi conferido esse direito pelo voto direto.
A eleição terminou. Devemos sair do palanque, e juntos gestores, professores, coordenadores, funcionários, alunos, pais e toda comunidade devemos lutar por uma escola pública de qualidade para todos.
Quero parabenizar a todos os gestores escolhidos e desejo que eles realmente façam uma gestão participativa, transparente, honesta e acima de tudo democrática.
VIVA o voto DIRETO! VIVA a Democracia!
3 comentários:
Enquanto houver pedras no caminho, sejamos inquietos.Um grande abraço em você, meu amigo Edi.
é interessante a idéia de se poder escolher os gestores, pois a a indicação é uma forma errada, pois a função da escola é forma cidadão independentes de partido, gosto da sua preocupação Professor de que a sociedade participe e que é bem dificil....
gostei muito desse Blog professor Edi
um abração
Postar um comentário