segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CONSCIÊNCIA


Continuamos nas senzalas da vida, nas cozinhas, no canavial, continuamos escravos de uma sociedade racista e hipócrita. Somos a mão de obra barata castigada e explorada a cada instante pela classe dominante.
Ainda sentimos nas costas as chibatadas impostas pelos nossos representantes (se é que nos representam), que se dizem salvadores da pátria, mas nos traí a cada instante, nos vendendo por quaisquer centavos (nas câmaras da vida).
Somos maioria mais desorganizada, concentramos nossas energias em bobagens (futebol, novelas) e esquecemos o essencial que é a participação constante e ativa na sociedade, nas faculdades, no trabalho e em todo âmbito social.
Somos maioria e quase não termos representantes negros, pois esse foi o padrão que nos foi imposto durante muito tempo, nas escolas, na sociedade.
Somos maioria e esquecemos o nosso poder de voto e o vendemos por alguns sacos de cimento para terminarmos nossa casa, por uma carrada de areia, por um milheiro de blocos, um milheiro de telhas para nos proteger do sol, do frio, da chuva, mas que não nos protege da arrogância, do abuso, das injustiças e da desigualdade social.
Devemos ter consciência que unidos e organizados podemos reverter essa situação, podemos mudar nosso rumo, construindo uma sociedade mais justa, generosa, democrática, comprometida com os mais carentes e acima de tudo uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais.




Edi Santana Barbosa

Nenhum comentário: